Como reduzir despesas e otimizar sua renda

Muitas pessoas acreditam que para diminuir gastos é necessário apenas consumir menos. Porém, existem diversos passos a serem seguidos para fazer compras mais conscientes. Como já postamos aqui no blog, existe no Brasil uma cultura do endividamento, que faz com que as pessoas gastem não apenas por impulsividade, mas por um sistema que corrobora com essa ação. Dessa forma, fica muito difícil reduzir as despesas e otimizar a renda, né?!

Os números de pessoas endividadas são alarmantes. De cada 4 brasileiros, 3 estão com suas contas fora do controle, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Por isso, pensando em auxiliar os nossos leitores a não fazerem parte de estatísticas como essa, separamos algumas dicas para você organizar suas finanças e não passar mais sufoco.

Para otimizar sua renda, se questione 

Antes de qualquer coisa, é importante se questionar quanto a alguns pontos:

  1. Qual é a minha renda líquida?
  2. Quais são os meus gastos fixos?
  3. Qual compra pode esperar?
  4. Já possuo uma reserva de emergência?
  5. O que posso fazer para aumentar minha renda?

Pode parecer óbvio, mas essa análise interna vai te auxiliar a mapear o que realmente faz sentido. Isso não significa deixar de comprar coisas que não são “essenciais”, mas estruturar o melhor momento para efetuá-las.

Gastos fixos x gastos variáveis

Contas como água, luz e gás são fixas para muitos brasileiros e vêm, geralmente, com valores similares todos os meses. Paralelo a isso, temos os gastos variáveis, ou seja, aqueles que não têm um valor exato todo mês, como a conta do mercado, por exemplo. Por isso, sua renda deve estar alinhada com o que é previsto e, principalmente, com o imprevisto.

Para que isso fique claro, crie uma planilha e divida suas despesas, dessa forma, é possível visualizar e organizar o que será reservado para cada parte.

Foque no agora, mas não esqueça do futuro (nem da sua renda!)

Entenda que não temos controle sobre muitas coisas que acontecem, porém podemos nos preparar. Por exemplo, pode surgir uma crise, como a da Covid-19, você pode perder o emprego ou até desejar mudar os rumos da sua carreira. Existem diversos caminhos e para todos eles é sempre necessário ter um plano B.

Por isso, se possível, organize uma reserva de emergência, ou caso seja desligado de sua empresa, sem justa causa, poupe todo valor recebido pela multa rescisória, afinal de contas, não é possível mensurar o tempo do desemprego, certo?!

Invista em você

Procure sempre estar se renovando intelectualmente! Isso é de extrema importância não só para sua vida pessoal, como também para profissional. Diante de crises, faça cursos, aprenda mais, assim você pode desenvolver novas habilidades para auxiliar sua renda. No mundo virtual, existem diversos cursos gratuitos que podem te ajudar.

Busque sempre fazer netwoking, se aproximar de pessoas e instituições que possam te ajudar na procura por melhores oportunidades.

Elaboramos uma lista de cursos de algumas instituições bem legais que poderão te ajudar a abrir muitas portas.

Bora lá melhorar nosso aprendizado?

Cursos grátis – Profissionalizantes e de mercado financeiro para você otimizar sua renda!

ANBIMA

  1. MERCADO FINANCEIRO DE A A Z: A sua porta de entrada no mercado financeiro! Este curso é o caminho para começar a se familiarizar com todos os conceitos e produtos deste mundo. Neste curso você aprenderá como está estruturado nosso sistema financeiro nacional, as principais políticas econômicas, as características dos mercados financeiros e quais são os riscos aplicados a ele. Com o término dos estudos, você terá uma base de conhecimento para começar a aprofunda seus estudos em outros aspectos do mercado financeiro. Acesse: Mercado Financeiro de A a Z OLD

  2. FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E FINANÇAS: Esse curso é para quem quer dominar os principais conceitos de economia e finanças e aplicá-los no seu dia-a-dia. Durante os estudos, são apresentados temas como cálculos financeiros, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira. Ao final, você terá a capacidade de interpretar as informações e explicar o seu significado. Acesse: Fundamentos de Economia e Finanças OLD

B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO

  1. COMO ORGANIZAR SUAS FINANÇAS
  2. COMO ECONOMIZAR PARA INVESTIR:
    Link para a página
  1. COMO FUNCIONA UMA BOLSA DE VALORES?
  2. QUERO SER UM JOVEM INVESTIDOR – COMO COMEÇAR A INVESTIR?
  3. ORGANIZE SUAS FINANÇAS E COMECE A INVESTIR
  4. COMO COMEÇAR A INVESTIR
  5. ENTENDA O QUE É RENDA VARIÁVEL
  6. GUIA DO INVESTIDOR INICIANTE
  7. INVESTIMENTOS PARA SAIR DA POUPANÇA
  8. INICIANTE NO MERCADO DE AÇÕES
    Link para página

CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

  1. MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA
  2. EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS
  3. POUPANÇA E INVESTIMENTOS
    Link para a página

FGV – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  1. COMO FAZER INVESTIMENTOS 1: Média duração online | 12h | Área: economia e finanças
  2. APRENDA A ORGANIZAR O ORÇAMENTO FAMILIAR: Média duração online | 12h | Área: economia e finanças
  3. COMO GASTAR CONSCIENTEMENTE: Média duração online | 8h | Área: economia e finanças
  4. COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA: Média duração online | 10h | Área: economia e finanças
    Link para a página

AMPLIAR

  1. AUXILIAR ADMINISTRATIVO
  2. MERCADO FINANCEIRO
  3. BARBEIRO
  4. MANICURE / PEDICURE
    Link para a página

CASA PEQUENO MUNDO

  1. EDIFICAÇÕES E REFORMAS;
  2. ESTÉTICA E BELEZA;
  3. GASTRONOMIA; E
  4. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    Link para a página

Mais cursos gratuitos em: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2021/06/07/sites-cursos-gratuitos-certificado.htm

Texto: Andréa Tavares
Colaboração: Ana Marsiglia

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.

Saiba mais

Leia nosso último texto: http://www.multiplicandosonhos.org/2021/12/07/o-que-sustentabilidade-tem-a-ver-com-educacao-financeira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *