Confira 5 dicas para montar o currículo ideal

como montar o currículo ideal

Apesar dos índices de desemprego terem caído, sutilmente, nos últimos meses, o Brasil ainda conta com cerca de 25,4 milhões de desempregados, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pensando nessa parcela da população, nós da Multiplicando Sonhos, separamos 5 dicas para montar o currículo ideal.

Toda ajuda é válida para ressaltar os olhos dos recrutadores. Vamos nessa?

1.Seja sucinto

Ao montar seu currículo, cada informação deve ter uma finalidade, um propósito de estar ali. O ideal é que o documento tenha em torno de uma página ou no máximo uma página e meia.

Para começar adicione as informações básicas, como: e-mail, telefone, endereço e linkar seu Linkedln, caso tenha. Se desejar pode trazer uma foto sua, porém esse item é opcional.

E uma dica importante: utilize um e-mail específico para questões profissionais, sem apelidos ou com associações de personagens, desenhos e afins.

2. Adapte o currículo para a vaga

Se está se candidatando para uma vaga de redes sociais, por exemplo, foque nas suas experiências que façam sentido com o cargo. Para o recrutador, o importante é entender se o seu perfil atende aquela vaga específica.

Caso tenha 3 habilidades em que possua mais experiência, monte 3 currículos dando ênfase a cada uma delas. Claro, você pode citar as outras habilidades, mas dê destaque ao que interessa.

3.Experiência profissional

Procure trazer as principais atividades de cada trabalho que passou, caso seja seu primeiro currículo, foque nas atividades extracurriculares que fez na escola ou faculdade. Para facilitar a leitura do recrutador, deixe os itens em tópicos.

Coloque a data de começo e fim de cada projeto que participou, assim fica claro a sua sazonalidade entre cada trabalho.

4. Formação acadêmica e cursos

Não se esqueça de adicionar formação acadêmica e cursos que realizou durante a sua trajetória, seja um curso de línguas ou de especialização. Esse tópico mostra como você foi além para se aprimorar na sua área de atuação.

É importante trazer uma pequena descrição com seus objetivos profissionais e para onde deseja levar sua carreira.

5. Crie um portfólio

Diversas vagas pedem experiência, logo uma forma de exibir o seu trabalho aos recrutadores é criando um portfólio. Caso seja um design, existem diversas plataformas para anexar seus desenhos ou se você é um jornalista pode criar um blog para subir seus textos.

Um site bacana para criar tanto o portfólio, quanto o currículo é o Canva, lá existem diversas ferramentas gratuitas em que você pode personalizar os materiais da forma que desejar.

Essa dica é para as profissões que carecem de um portfólio, algumas não permitem, como gastronomia, por exemplo.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog! Por aqui você encontra diversas dicas para um letramento financeiro.

E ai gostou das dicas para montar um currículo ideal?

Agora confira também o artigo: Como montar um plano de ação?

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *