Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Perfil do investidor

Para quem deseja começar a jornada no mundo dos investimentos, um dos passos primordiais é entender o seu perfil de investidor. Existem três tipos: conservador, moderado e arrojado.

O perfil do investidor é uma classificação que toda pessoa que faz investimentos possui. O perfil está ligado ao risco que o investidor está disposto a assumir com suas aplicações.

E para ajudar no seu letramento financeiro, vamos explicar cada um dos perfis para que não tenha erros na hora de escolher os seus investimentos.

Bora lá? Conheça o seu perfil de investidor:

Conservador

Esse perfil, geralmente, é para os iniciantes, para aqueles que desejam correr menos riscos. Aos que se enquadram nessa categoria, os investimentos mais indicados são os de longo prazo e renda fixa, como CDB, Tesouro Direto, LCI ou LCA.

Com esses tipos de investimentos o investidor já possui uma noção do seu lucro a longo prazo e os riscos de perda são mínimos.

Moderado

Essa categoria entra no meio termo, uma vez que o investidor já aceita ações com um maior risco, como por exemplo, os fundos imobiliários. Porém, o moderado ainda não aposta todas as suas fichas em investimentos a curto prazo ou de renda variável.

Arrojado

O investidor arrojado, provavelmente, já possui experiência com o mercado financeiro. Ele entende que perder hoje pode significar ganhar o dobro amanhã. Esse perfil diversifica sua carteira com ações de renda variável e muitas vezes de curto prazo.

É importante ressaltar que o seu perfil de investidor vai se alterando conforme o seu letramento financeiro ou fases da vida, se está começando a investir o ideal é que vá com calma até se sentir mais confiante em relação a investimentos que tendem a ser mais arriscados.

Existem diversos sites que trazem testes para descobrir o seu perfil de investidor, nós aconselhamos que você faça mais de um, para ter certeza qual se encaixa melhor com os seus objetivos.

Para saber qual é o seu perfil de investidor? Faça o teste e descubra

Leia aqui no nosso Blog o artigo: As etapas até conquistar a liberdade financeira

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram: @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *