Como diferenciar o seu negócio?

Como diferenciar os seu negócio?

Se destacar no meio de uma infinidade de empreendimentos não é uma tarefa fácil, é preciso se reinventar, constantemente, para sair da mesmice. Como diferenciar o seu negócio dos demais? Bom, para iniciar esse artigo eu tenho uma história para contar.

Assim como a metodologia de aprendizagem da Multiplicando Sonhos é focada em experiência, o cliente precisa ter experiências positivas para se tornar fiel e até divulgar o seu produto e/ou serviço para destacar o seu negócio dos demais.

Tem um exemplo muito bom aqui na frente de casa. Atravessando a avenida onde moro há um centro comercial com várias lojas. Lá já abriram e fecharam vários comércios e, um em especial, me chamou atenção: uma loja de bolos ou como eu gosto de chamar: uma “bolaria”. Antes dela, ali naquele mesmo espaço, já teve pelo menos uma loja daquele mesmo segmento que não sobreviveu ao seu primeiro ano de vida.

Eu como entusiasta do empreendedorismo e da economia circular fui lá conhecer. Logo de primeira, me tornei cliente fiel ao contrário do estabelecimento anterior que também vendia bolos com qualidade, mas só vendia bolos.

Com o tempo, fui entendendo o modelo de negócios da “bolaria” e cada vez que saia de lá com um bolo quentinho já pensava no próximo evento especial para comprar mais um bolo daqueles para confraternizar. Por quê?

A resposta é simples: eles não vendiam apenas bolos! Os bolos são incríveis, fresquinhos, quentinhos, feitos com ingredientes de qualidade e por quem sabe fazer. A qualidade é indiscutível!

Porém, têm ingredientes além dos acrescentados nos produtos para sair do formo com a qualidade que os clientes merecem. Eles se diferenciam dos concorrentes!

Como diferenciar os seu negócio?
Foto da bolaria – um empreendimento diferenciado

Ah como assim? Além de vender bolos, a loja só contrata pessoas nordestinas sem experiência para trabalhar, ensinam o ofício e tornam essas pessoas: Cake Designers. Além disso, vendem produtos artesanais como panos de prato feitos por artesãs do sertão nordestino. Das vendas, 100% da renda vai para essas artesãs. As entregas são feitas por meninos que moram no orfanato na rua ao lado e as sobras dos bolos também seguem para esse mesmo orfanato. E além de tudo isso, os bolos têm preços compatíveis com a região, são excelentes e feitos com muita qualidade. É tanto valor agregado ao produto que a qualidade se torna uma consequência. Não acha?

Pensando nesse exemplo de empreendimento sustentável e em ajudar o pequeno empreendedor, separamos algumas dicas para diferenciar o seu negócio.

Conheça o seu negócio

A primeira estratégia é básica, você deve estudar o seu empreendimento. Avalie os seus pontos fortes e fracos, quais são as suas oportunidades e suas ameaças, o nome dessa técnica é “análise fofa”, comumente usada para os negócios.

Aplique ESG

ESG é o conjunto de boas práticas relacionadas ao meio ambiente, questões sociais e governança. A sigla tem se tornado cada vez mais frequente no estatuto das empresas.

As diretrizes ESG são grandes aliadas dos negócios, entre as vantagens estão: redução de custos, reputação da empresa, fidelização de clientes e sustentabilidade.

Estude seu público-alvo

É necessário focar suas energias no público certo, dessa forma estude o perfil demográfico e os hábitos de compra do público que deseja atingir, uma boa ferramenta são as redes sociais que também podem auxiliar nas suas estratégias e se diferenciar da concorrência.

Estude também para melhorar os processos do seu negócio, a gestão, a produção e a divulgação do seu produto. Procure ajuda para se profissionalizar com o SEBRAE SP, que oferece cursos gratuitos para o pequeno empreendedor.

Analise os concorrentes

Faça o seu trabalho de maneira original, mas fique atento aos seus concorrentes. Alguns pontos chave devem ser analisados, como preço, valor, engajamento social e atendimento.

Dessa forma, você consegue entender como você pode melhorar o seu empreendimento, a partir das forças e fraquezas dos seus adversários.

Será que com essas dicas você conseguiu identificar como diferenciar o seu negócio dos demais?

Conteúdos indicados

O que sustentabilidade tem a ver com educação financeira?

Quer ser um empreendedor de sucesso? Como organizar as finanças do seu negócio?

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *