Como aproveitar o décimo terceiro salário?

Décimo terceiro salário

Para muitos trabalhadores, a chegada do final do ano não representa apenas festas, mas também a chegada do décimo terceiro salário. Algumas empresas pagam no decorrer do ano e outras, em sua maioria, deixam o depósito apenas para o mês de dezembro.

Aproximadamente 85,5 milhões de brasileiros recebem o benefício, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), desse total 52,3 milhões de trabalhadores possuem carteira assinada e 33,1 milhões são aposentados e pensionistas.

Mas fica a pergunta…Como aproveitar o décimo terceiro salário da melhor forma possível? Já adiantamos que gastar tudo em compras de fim de ano não é a melhor solução. Nós, da Multiplicando Sonhos, separamos algumas dicas que vale a reflexão.

Acerte suas dívidas

Caso tenha alguma dívida pendente,  esse é o momento de ajustar suas contas para começar o novo ano sem pendências. Dê preferência às dívidas com juros mais elevados, como as de cartão de crédito.

Uma dica importante é SEMPRE negociar suas dívidas antes de quitá-las, dessa forma é possível tentar um desconto especial e poupar mais dinheiro.

Dica de conteúdo: Entenda como negociar suas dívidas

Crie uma reserva de emergência

Se ainda não criou a reserva de emergência, o décimo terceiro pode ser o pontapé inicial que você precisa. Não é necessário guardar o valor integral para iniciar a reserva de emergência, mas que tal reservar 30% dessa quantia para começar?

Dando esse passo em dezembro, ele pode se estender pelo ano!

Que tal se aventurar nos investimentos?

Para o público que está iniciando a vida nos investimentos, ter o décimo terceiro em mãos pode ser um bom momento para começar. Reserve uma quantia e invista em ações de renda fixa, as quais já possuem uma margem de lucro.

Dica de conteúdo:  Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

E claro, se presenteie! Mas de forma consciente

A vida não precisa ser preto no branco, é importante se presentear e agradar quem se ama. Procure fazer compras assertivas e que realmente façam sentido para o momento, fique atento quanto às promoções de fim de ano.

Dica de conteúdo: Como reduzir despesas e otimizar sua renda

Veja esse artigo publicado no E-Investidor que fala sobre como investir seu 13º salário

Colaboração: Ana Marsiglia (instagram @ana_marsiglia)

Autora: Andréa Tavares

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *