Quem decide a Taxa Selic?

Vaso transparente com muito dinheiro em moedas com planta crescendo simbolizando o aumento dos juros - taxa Selic

Falamos tanto de taxa de juros não é mesmo? Você já parou para pensar: Quem decide a Taxa Selic?

Nessa semana, vimos noticiado em muitas mídias que a taxa Selic subiu para 13,25% a.a. Essa taxa que influencia tanto a vida de dos brasileiros e tem como principal função controlar a inflação por meio da diminuição ou aumento do consumo.

O Brasil não via uma taxa de juros tão alta desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano.

O que é? Como funciona o Copom? Quem faz parte? Neste artigo vamos responder essas perguntas.

O que é o Copom?

O Copom é o Comitê de Política Monetária do Banco Central, ele foi criado há 26 anos atrás com o intuito de acompanhar a política monetária do país. É de extrema importância o letramento desse órgão, uma vez que ele é responsável pelas diretrizes referentes às taxas de juros.

De acordo com o Banco Central, o propósito do Copom é implementar uma política monetária, estabelecer a meta da taxa selic e investigar o relatório da inflação.

Qual é a função do Copom?

Em resumo, a função do Copom é buscar uma solução para regularizar a liquidez da economia brasileira, tornando o processo mais transparente, e principalmente, estabelecer a Taxa Selic.

A Taxa Selic representa o valor médio de juros que o governo paga por empréstimos, dessa forma quando a Selic está alta, os bancos optam por emprestar ao governo.

Quem faz parte do Copom?

O comitê é composto por diretores e presidentes do Banco Central, outros setores que possuem impacto na economia também fazem parte do conselho.

Os encontros ocorrem 8 vezes ao ano, o que resulta em uma reunião a cada 45 dias. Eles ocorrem em dois dias e são divididos pelas seguintes pautas: Taxa Selic e técnicas de conjuntura econômica.

Qual é a importância do Copom?

Como o Copom é responsável pelas políticas monetárias, elas impactam diretamente no valor das mercadorias, no poder de compra da população e no valor da moeda nacional.

O relatório da inflação também é responsabilidade do Comitê, ou seja, todos os seus investimentos são afetados pelas decisões do órgão.

Conteúdo indicados:

Ibovespa: o que é? Qual é a sua importância?
O que precisa saber sobre ação?

Como funciona o Copom? – Canal T2 Educação

Colaboração: Ana Marsiglia (instagram @anamarsiglia)

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.