A Multiplicando Sonhos e os ODS

Imagem de um globo transparente representando sustentabilidade

Que a Multiplicando Sonhos (MS) tem como meta estar em todas as capitais brasileiras até 2030 muitos já sabem, o que poucos conhecem é que essa meta de crescimento está atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mas o que isso quer dizer, hein? Bom, neste artigo, vamos te contar tudinho o que são os ODS e como eles estão envolvidos com a missão da Multiplicando Sonhos. Simbora lá saber de tudo isso?

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

No total são 17 iniciativas ambiciosas e interconectadas que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os ODS tem como intuito traçar um plano de ação global para combater a fome, a pobreza extrema, dar mais qualidade de vida às pessoas, incentivar ações de proteção ao planeta e fazer com que os países se mobilizem a executá-los.

Ao todo foram 193 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram a adotar as medidas até 2030.

Conheça as 17 ODS que compõem o plano de ação:

Tabelas com os 17 ODS da ONU
ODS da ONU

Mas e a Multiplicando Sonhos?

Bem, a Multiplicando Sonhos tem os seus projetos atrelados com 8 ODS, a instituição tem como objetivo impactar o planeta de maneira consciente. Além de impactar na vida financeira das pessoas, as inciativas da MS estão atreladas à:

OS 8 ODS atrelado aos projetos da MS
Tabela acima apresenta os 8 ODS que estão atrelados aos projetos da MS
  1. Erradicação da Pobreza: combate à pobreza extrema para todas as pessoas, tendo em vista reduzir pela metade a proporção de homens, mulheres e crianças que vivem abaixo da linha da pobreza.
  2. Educação de qualidade: garantir que os jovens tenham a oportunidade de finalizar os estudos até o ensino primário e secundário livre.
  3. Igualdade de Gênero: erradicar a discriminação contra as mulheres e meninas e todas as práticas nocivas que envolvem o mundo feminino, como violência, casamentos prematuros e mutilações genitais femininas.
  4. Trabalho decente e crescimento econômico: sustentar o crescimento econômico de acordo com as circunstâncias nacionais e em particular.
  5. Indústria, inovação e infraestrutura: construção de infraestruturas resilientes, promoção da industrialização inclusiva e sustentável e fomento da inovação.
  6. Redução das desigualdades: alcançar progressivamente o crescimento da renda de 40% da população mais pobre, promover a inclusão social, política e econômica.
  7. Cidades e comunidades sustentáveis: garantir habitação segura com serviços básicos, além de promover a urbanização das favelas, sempre com embasamento sustentável.
  8. Parcerias e meios de implementação: fomentar a mobilização de recursos internos, por meio do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para aprimorar a capacidade nacional na arrecadação de impostos e outras receitas.

Para conhecer todos os ODS, acesse o site da Unicef.

Neste ano, a Multiplicando Sonhos pretende realizar viagens para conhecer escolas e instituições para fomentar sua expansão pelo país e reafirmar os oitos ODS que se comprometeu a cumprir pelas vias do educação financeira de qualidade e com embasamento científico.

Leia também: O que a Sustentabilidade tem a ver com educação financeira?

Colaboração: Ana Marsiglia (instagram @anamarsiglia)

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.