As etapas até conquistar a liberdade financeira

Liberdade financeira quais são as etapas até chegar lá?

Outro dia publicamos um post no Instagram da Multiplicando Sonhos contando 5 passos para conquistar sua liberdade financeira, mas este é um assunto tão importante e complexo que resolvemos trazer aqui pro blog.

Separamos algumas dicas para chegar até a sua liberdade financeira, tenha em mente que esse plano leva tempo! Mas vale a pena o resultado.

Antes de tudo… você sabe o que é liberdade financeira?

Liberdade Financeira

A liberdade financeira é conquistada quando as suas decisões de vida não são baseadas em dinheiro, por exemplo você decide fazer uma viagem sem planejamento, pelo puro princípio do seu desejo e não por quanto você vai gastar.

Um sonho né…E sim ele é possível com MUITO planejamento financeiro.

Se organize!

O primeiro passo para conquistar sua liberdade financeira está na organização do básico. Faça um checklist dos seguintes itens.

Você estuda? Está trabalhando? Está sem dívidas? Tem pretensão de se profissionalizar ainda mais?

Para te ajudar a entender os seus gastos é aconselhável que crie uma tabela no Excel ou em um APP disponível no mercado para documentar todos os seus gastos fixos e variáveis, como por exemplo: conta de luz, água, aluguel, mercado e entre outros.

No início da vida financeira é normal que as pessoas tenham pouco dinheiro para guardar, mas isso vai mudando de acordo com a evolução dos estudos, da carreira e principalmente do conhecimento sobre si mesmo e do seu dinheiro. Não cai do céu! É preciso foco e muita determinação para fazer sobrar e investir.

Crie a sua estabilidade

Em diversos artigos aqui no blog comentamos sobre a criação de uma reserva de emergência e para conquistar sua liberdade financeira este é um passo essencial.

Existem algumas divergências entre os economistas sobre o valor ideal de uma reserva de emergência, após a pandemia o mais indicado é ter guardado pelo menos 1 ano da sua renda. Entendemos que para diversas realidades isso não é possível, então guarde o que conseguir naquele momento.

Já ouviu o ditado de grão em grão a galinha enche o papo? Então, no mundo das finanças a lógica é a mesma.

A princípio evite deixar a sua reserva de emergência na poupança, procure contas digitais ou investimentos de liquidez rápida, como os de renda fixa.

Monte um plano

Para alcançar a liberdade financeira os investimentos se fazem necessários, primeiro o investidor deve entender o seu perfil: conservador, moderado ou arrojado. Geralmente, as pessoas começam pelo conservador e conforme vão adquirindo mais confiança e conhecimento se tornam investidores mais arrojados.

Conforme for adquirindo mais renda, procure investimento de renda variável.

Pense em investimentos que tragam uma renda passiva, aqueles em que o investidor segue recebendo remuneração independente das suas ações, por exemplos lucros, dividendos e aluguel de imóvel. Com o tempo, reinvista esses lucros e consequentemente, essa renda passiva vai aumentando…

Liberdade!

É importante frisar que geralmente a liberdade financeira é conquistada em uma idade mais avançada, todo esse projeto que elucidamos ao decorrer do artigo é de resultado a longo prazo. Ou seja, plantar hoje para colher lá na frente.

Com a liberdade financeira você garante conforto para as decisões da sua vida, seja para viajar ou construir a sua casa dos sonhos.

Na Multiplicando Sonhos, trabalhamos para que jovens de escolas públicas saibam lidar com dinheiro e possam ter a oportunidade de gerir seus negócios e criar sua liberdade financeira. Conheça mais o nosso trabalho pelo link.

Acesse o artigo: Organizar as finanças nunca foi tão fácil

Colaboração: Ana Marsiglia – Instagram @ana_marsiglia

Autor: Andréa Tavares

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.