Quer ser um empreendedor de sucesso?

Empreendedor de sucesso

Confira 5 dicas para ter sucesso no seu negócio

Quando levamos educação financeira a jovens de escolas públicas pelo Brasil estamos pensando também na possibilidade de criarem e/ou melhorarem o seu próprio negócio. Ao entender sobre finanças pessoais se torna mais fácil gerir um negócio com mais clareza e se tornar um empreendedor de sucesso.

Todavia, não é uma tarefa fácil ter êxito nos negócios, é preciso ter paciência e ser conciso com as suas atitudes. Nós, da Multiplicando Sonhos, separamos 5 dicas para dar o ponta pé nos seus negócios. Vem com a gente?

1 – Estude

Antes de criar um empreendimento, é preciso estudar todas as suas frentes e entender como funciona o segmento e o público. É necessário assimilar como o dinheiro gira e a sazonalidade do negócio.

Por exemplo, as vendas de sorvetes ganham destaque no verão, porém no inverno as vendas caem. 

Outro ponto de atenção é estudar os seus concorrentes! Não por uma questão de fazer igual, mas sim de entender o que está sendo feito e como podemos inovar.

2- Faça contatos

Quem tem contatos tem tudo! Essa é a verdade. É de extrema importância se conectar com outros empreendedores, seja do mesmo ramo que o seu ou de áreas correlatas. Procure por eventos de empreendedorismo e invista em cartões de apresentação.

Essa troca pode lhe trazer conhecimento e parcerias!

3 – Monte um plano de ação

Tanto para os negócios quanto para as finanças os planos de ação são essenciais. Já que é necessário mapear os seus passos, alinhando algumas perguntas: Quando? Como? Onde? O que?

Aqui no blog da Multiplicando Sonhos temos um artigo sobre como criar um plano de ação que vale a pena conferir!

“Como montar um plano de ação”

4 – Cuide da saúde mental

Infelizmente, é comum os empreendedores viverem para os seus negócios, fazendo com que esqueçam de suas vidas pessoais. É preciso fazer pausas e saber dividir o seu tempo horário de trabalho é um e de lazer é outro.

Como a mente descansada rendemos melhor em diversos aspectos da vida!

5 – Esteja preparado para imprevistos

Antes de criar um empreendimento é necessário criar uma reserva de emergência, dessa forma o empreendedor fica preparado para eventualidades e mina o risco de falência.

Por fim, não misture dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa!

Gostou? A Multiplicando Sonhos deseja que você se aperfeiçoe a cada dia e que seu negócio cresça e você se torne um empreendedor de sucesso. Por isso, para dar suporte nessa sua jornada sugere os cursos gratuitos de empreendedorismo do SEBRAE SP.

Colaboração: Ana Marsiglia (instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *