Como a economia comportamental pode te ajudar?

Economia Comportamental: o que é e como ela pode te ajudar?

Antes de iniciar esse artigo, queremos que você se faça uma pergunta: Como você decide suas compras? Já ouviu falar de economia comportamental?

A economia comportamental surgiu para entender como funcionam as tomadas de decisões das pessoas. Para a economia tradicional, nossas escolhas são pautadas na racionalidade limitada, já a comportamental chega com uma contraposição, vamos entender?

O que é a economia comportamental?

Economia comportamental estuda os comportamentos humanos referentes aos seus hábitos de compra e consumo. Essa teoria aponta a partir de elementos da psicologia, neurociência e ciências sociais, o fato que as decisões humanas são condicionadas por hábitos, experiências e vivências de cada indivíduo.

Além disso, existem outros fatores que podem influenciar nas compras como: prazer momentâneo, prontidão, aspectos emocionais e falta de entendimento em desejos de curto e longo prazo. Em resumo, a economia comportamental busca entender os desejos irracionais dos seres humanos.

Como surgiu?

Em meados de 1950 alguns autores começaram a mesclar os estudos envolvendo a economia com a psicologia. Todavia a grande quebra chegou na década de 70 com os pensadores Richard Thaler, Daniel Kahneman e Amos Tversky que começaram a questionar a economia tradicional.

 Como você pode se beneficiar desse estudo?

Entender como nos comportamos mediante tomadas de decisões é essencial para uma vida financeira saudável e estável. De acordo com Daniel Kahneman, teórico da economia comportamental, existem dois tipos de processamento cerebral, são eles:

Tipo 1 – Rápido e intuitivo, pautado por emoções.

Tipo 2 – Lento e sequencial, pautado pela razão.

Alguns mecanismos podem te auxiliar na tomada de decisão, o mais usual é sempre se questionar antes de realizar uma compra. Se questione se você precisa, ou se é necessário para aquele momento.

Eu preciso disso? Essa compra pode esperar? Eu tenho dinheiro para pagar agora?

Conteúdos indicados

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Como organizar as finanças do seu negócio?

As etapas até conquistar a liberdade financeira

Caso queira saber mais, vi um artigo que pode contribuir: O que é economia comportamental e como ela explica suas decisões

Colaboração: Ana Marsiglia (instagram @ana_marsiglia)

Autora: Andréa Tavares

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *