Quer mudar a sua vida financeira? Separamos alguns passos importantes para você conseguir de uma vez por todas.
Cerca de 39,71% dos brasileiros estavam negativados em setembro de 2022, aponta o estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Como o objetivo da Multiplicando Sonhos é trazer uma vida financeira saudável e estável para jovens de escolas públicas, não desejamos que mais pessoas entre para estatísticas, logo separamos 3 passos para mudar sua vida financeira!
Passo 1 – Monte um plano de ação
O plano de ação tem como propósito mapear seus objetivos financeiros. Para criá-lo é necessário se questionar com 5 perguntas:
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando?
Aconselhamos que anote os seus planos em um papel e deixe em um lugar visível que veja todos os dias. É um ato simples que ajuda na motivação.
Aqui no blog temos um artigo completo com o passo a passo para montar seu plano de ação
Passo 2 – Crie uma reserva de emergência
Comece a planejar uma reserva de emergência, dinheiro poupado para imprevistos. Para conquistar uma vida financeira estável é de extrema importância ter uma quantia guardada e investida em ações de renda fixa com alta liquidez.
Neste artigo você confere o passo a passo para criar a sua!
Passo 3 – Comece a investir
Que tal começar o ano estudando sobre investimentos? No blog da Multiplicando Sonhos temos diversos artigos que podem te ajudar nessa jornada.
O primeiro passo é entender o seu perfil de investidor:
Para quem está começando a investir é indicado apostar em ações de renda fixa, como tesouro direto, CDB e contas digitais. Sempre diversifique sua carteira de investimentos, nunca aposte todas as suas fichas em uma única ação, nenhum investimento é 100% previsível. Acesse o site do Tesouro Direto e faça uma simulação.
Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)
Autor: Andréa Tavares
Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.