3 passos para mudar a sua vida financeira

3 passos para mudar sua vida financeira de uma vez por todas

Quer mudar a sua vida financeira? Separamos alguns passos importantes para você conseguir de uma vez por todas.

Cerca de 39,71% dos brasileiros estavam negativados em setembro de 2022, aponta o estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Como o objetivo da Multiplicando Sonhos é trazer uma vida financeira saudável e estável para jovens de escolas públicas, não desejamos que mais pessoas entre para estatísticas, logo separamos 3 passos para mudar sua vida financeira!

Passo 1 – Monte um plano de ação

O plano de ação tem como propósito mapear seus objetivos financeiros. Para criá-lo é necessário se questionar com 5 perguntas:

 O que? Por quê? Onde? Quem? Quando?

Aconselhamos que  anote os seus planos em um papel e deixe em um lugar visível que veja todos os dias. É um ato simples que ajuda na motivação.

Aqui no blog temos um artigo completo com o passo a passo para montar seu plano de ação

Passo 2 – Crie uma reserva de emergência

Comece a planejar uma reserva de emergência, dinheiro poupado para imprevistos. Para conquistar uma vida financeira estável é de extrema importância ter uma quantia guardada e investida em ações de renda fixa com alta liquidez.

Neste artigo você confere o passo a passo para criar a sua!

Passo 3 – Comece a investir

Que tal começar o ano estudando sobre investimentos? No blog da Multiplicando Sonhos temos diversos artigos que podem te ajudar nessa jornada.

O primeiro passo é entender o seu perfil de investidor:

Para quem está começando a investir é indicado apostar em ações de renda fixa, como tesouro direto, CDB e contas digitais. Sempre diversifique sua carteira de investimentos, nunca aposte todas as suas fichas em uma única ação, nenhum investimento é 100% previsível. Acesse o site do Tesouro Direto e faça uma simulação.

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *