Quer organizar sua grana? Aprenda a stalkear o dinheiro

Você já ouviu falar no verbo stalkear? Ele vem do inglês e significa ‘perseguir uma pessoa nas redes sociais’. Por aqui, vamos falar de uma versão leve e inofensiva do stalking. Sabe aquela conferida básica nas redes sociais do crush em quem você não para de pensar? Hoje, apresento um crush novo para você: o seu dinheiro! Esse, sim, você pode stalkear à vontade e sem receios.

Vamos lá, você já sabe que um dos primeiros passos para se organizar com o dinheiro é ter clareza do quanto entra, do quanto sai e decidir como ele será gasto, assim como explicamos em nossas aulas da Multiplicando Sonhos.

Parece complicado? Na verdade, manter um controle simples do seu dinheiro é tão fácil quanto stalkear, e pensar assim pode te ajudar a criar um hábito financeiro que vai te trazer benefícios para a vida toda.

Comece valorizando a sua grana

Se você já trabalha, sabe que fazer a grana entrar não é moleza. O dinheiro que você recebe é resultado do seu esforço, e tem muito valor! Por isso mesmo, ele merece ser acompanhado de perto e tratado com cuidado, assim como o crush, não é mesmo?!

Isso não significa que você não pode gastar com o que gosta, mas, sim, que faz diferença ter a consciência de para onde está indo seu dinheiro. É boa demais, e também libertadora, a sensação de gastar com o que se gosta e ainda assim manter o controle do dinheiro.

Se você não trabalha ainda, mas recebe dinheiro dos seus pais, avós ou qualquer outro familiar, vale a mesma lógica. Afinal, é graças ao esforço e trabalho deles que você tem dinheiro para gastar, certo?!

Mas o que isso tem a ver com o stalking?

Bom, quando você parte para stalkear o crush nas redes sociais, é porque gosta dele e tem uma curiosidade de saber o que está acontecendo na vida dele, não é mesmo? Ou seja: você valoriza ele! Por que com o seu precioso dinheirinho seria diferente?

Valorize sua grana, mantenha ela no centro das suas atenções e acompanhe cada movimento que o dinheiro fizer!

Defina o gatilho do stalker do dinheiro

Agora que você já está com a determinação de perseguir cada movimento do seu dinheiro, falta apenas transformar a intenção em comportamento. Para isso, defina uma circunstância que irá te fazer parar um minutinho e olhar — ou melhor, stalkear — para onde sua grana está indo.

Para mim, o melhor momento do dia é pela manhã, enquanto estou me preparando para mais um dia. Respondo às mensagens, vejo os e-mails, as redes sociais, confiro meu orçamento e abro minhas contas e, então, atualizo meu acompanhamento de entradas e gastos.

Para você, pode ser um outro momento. Talvez à noite, antes de ir dormir. Na hora do almoço, ou mesmo no transporte.

Outra ideia bacana é fazer esse acompanhamento em tempo real, ou seja, a cada vez que você fizer uma compra ou pagamento. As notificações que chegam quando fazemos um pagamento online ajudam. Com o dinheiro vivo, é preciso mais atenção — tenho certeza de que você consegue.

O mundo perfeito, sabe qual é? É você stalkear sua situação financeira antes mesmo do gasto acontecer. Assim, você tem tempo para ponderar, pensar duas vezes e conferir se a compra ou pagamento está em linha com seus planos e prioridades.

Repita, repita e repita!

Formar um hábito demanda repetição. Encontre o gatilho ideal dentro da sua rotina e repita ele por algumas semanas. Logo, logo você estará mais do que acostumado a olhar seu dinheiro todo dia.

Só de olhar e acompanhar com mais frequência, você vai se sentir no controle e isso vai te dar confiança para tomar as melhores decisões para o seu dinheiro e para você mesmo(a).

Relembre a sequência:

Ao perseguir o dinheiro de pertinho, você também está perseguindo seus sonhos!

1- Coloque no papel o quanto você ganha. Valorize seu dinheiro (ele é o crush!)

2- Coloque também o quanto você gasta.

3- Acompanhe cada movimento que ele faz

  • Tá faltando dinheiro?

Veja o que pode cortar e que seja supérfluo.

  • Está sobrando?

Se programe para fazer aquela compra tão esperada ou, melhor ainda, inicie sua reserva de emergência.

4- Defina um gatilho pra continuar stalkeando e repita todos os dias.

Com o dinheiro o match tem de ser perfeito. Por isso, siga nossas dicas para que esse crush não escape!

Texto: Isabella Paschuini

Saiba mais

Leia nosso último texto: http://www.multiplicandosonhos.org/2021/11/26/confira-dicas-de-como-fazer-um-bom-curriculo/

Isabella Paschuini é diretora de Estudos Comportamentais da Multiplicando
Sonhos e mestranda em Ciências Comportamentais na London School of Economics (LSE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *