Por dentro da Global Money Week 2023

Global Money Week

A Global Money Week (GMW) é um evento anual que acontece desde 2012, com o objetivo de conscientizar a importância da educação financeira para crianças e jovens, assim como nós da Multiplicando Sonhos

No Brasil, o encontro é coordenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e este ano a temática do evento foi “Planeje seu dinheiro, plante seu futuro”. 

O tema de 2023 está focado na relação de como o comportamento financeiro individual impacta o meio ambiente e a sociedade.

O propósito da GMW é promover a capacitação para que as gerações futuras possam administrar suas finanças pessoais de forma consciente.  No decorrer de todas as edições, a campanha já atingiu mais de 53 milhões de crianças e adolescentes em 176 países.

Público-alvo: crianças, adolescentes, universitários, professores e jovens adultos (29 anos).

A Multiplicando Sonhos na Global Money Week

Este ano a Multiplicando Sonhos firmou uma parceria com a ANBIMA – Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais para desenvolver uma iniciativa educacional para alunos de escolas públicas brasileiras em comemoração ao evento global para a conscientização financeira de crianças e adolescentes.

“Na escola pública, temos uma população que está mais vulnerável à volatilidade de renda, desemprego e desafios que aparecem na hora de organizar a vida financeira”, diz Marcelo Billi, superintendente de educação da ANBIMA. “Portanto, para essa população, ter essa oportunidade de aprender a lidar com o dinheiro tem um impacto muito grande.”

Tendo em vista nosso público alvo, criamos a Safira, uma personagem fictícia baseada na realidade de jovens da periferia de São Paulo e protagonista de um jogo de tabuleiro de sete rodadas sobre educação financeira.

O jogo, denominado Missão Multiplicando o Futuro, funciona assim: a cada rodada, é apresentado um cenário em que os participantes devem ajudar Safira a tomar decisões financeiras, mesmo com poucos recursos disponíveis com objetivo a levar a nossa personagem rumo à conquistas de sonhos e a liberdade financeira.

As mais de 90 turmas atendidas foram divididas em grupos e cada grupo tinha que tomar as melhores decisões e fazer a Safira sair do endividamento e conquistar uma vida financeira com mais qualidade. O grupo que tomava as melhores decisões analisando o cenário narrado pelo facilitar ganhava o jogo e uma medalha de ouro.

Leia mais no artigo de Evandro Mello, fundador e Diretor Presidente da Multiplicando Sonhos, no E-Investidor do Estadão: A gamificação é uma ferramenta importante na educação financeira

Você pode saber mais informações sobre a Global Money Week pelo site: gmwbrasil@cvm.gov.br.

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @Ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *