Entenda como proteger seus dados bancários

Entenda como proteger seus dados bancários.

O mundo das finanças tende a se tornar cada vez mais digital, com o advento do PIX diversas transações tiveram seus processos facilitados, porém com toda essa agilidade os golpes surgiram na mesma proporção. Proteger dados bancários se tornou uma urgência.

Os furtos de aparelhos eletrônicos aumentaram, mas não com o propósito de revender o aparelho e sim pegar dados bancários, já que a maioria das pessoas tem aplicativos dos bancos instalados. Cerca de 35% dos brasileiros já tiveram o seu aparelho móvel furtado ao menos uma vez, aponta uma pesquisa realizada no ano passado pela consultoria em telecomunicações Mobile Time/Opinion Box.

Neste artigo, separamos algumas dicas para proteger seus dados. Confira!

  1. Senhas 

Pode parecer óbvio, mas a escolha da sua senha é essencial para sua proteção. Evite colocar a mesma senha em diversas contas e principalmente dados como data de aniversário ou número de telefone. 

As melhores opções são aquelas que mesclam letras e sinais, separe um caderno para ter todas essas anotações e JAMAIS deixe essas informações no bloco de notas do celular. 

Configure seu aparelho com senhas de bloqueio e para travar segundos após o uso. Outro ponto importante é a biometria como senha, pode parecer seguro, mas já existem sistemas que burlam a medida. 

Por fim, nas suas conversas por mensagem pesquise a palavra “senha” e apague, geralmente em algumas trocas de torpedos os nossos dados ficam expostos. 

  1. Fotos , E-mail e Cartões 

Confira em suas conversas e na pasta de fotos se tem imagens de cartões, caso tenha apague imediatamente. Não é recomendado ter o aplicativo de e-mail instalado nos celulares, uma vez que por ele é possível fazer a troca de senhas, uma dica é usar e-mails alternativos para contas bancárias, assim não precisam ficar salvos nos aparelhos. 

Uma medida interessante quanto aos cartões é riscar o número da chave de segurança, antes deixe anotado em lugar seguro, dessa forma em compras online não é possível finalizar as compras. 

Outra medida que veio para facilitar, mas tem proporcionado dor de cabeça para muito gente é o pagamento por aproximação, se possível evite ou coloque um limite para esse tipo de transação. 

  1. Contas e celulares “reservas”

Uma opção que vem sendo tomada por muitos brasileiros é ter um celular reserva com os aplicativos bancários. Porém entendemos que fica inviável não ter um aplicativo bancário no aparelho prioritário, dessa forma, recomendamos ter uma conta reserva, assim você pode deixar uma parcela maior do seu dinheiro nesta conta e uma parte para o dia a dia no celular que mais usa. 

  1. Cuidado com links 

Sempre desconfie de links que não conhece, seja pelo e-mail ou celular, muitas vezes é dessa forma que os hackers conseguem seus dados.  Por isso, tenha sempre um antivírus atualizado em seu computador e aparelho móvel.

*Com todas essas dicas não podemos assegurar que seus dados estejam 100% protegidos, mas o que for possível para dificultar o processo, vamos fazer. 

Gostou das dicas?

Leia neste blog o artigo: 5 dicas para proteger seus investimentos

Leia também: Como proteger o seu celular e dinheiro em caso de roubo?

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *