Como organizar as finanças do seu negócio?

Como organizar as finanças do seu negócio

Aqui no blog da Multiplicando Sonhos já ensinamos como formalizar o seu empreendimento, mas e depois que a empresa está girando você sabe como organizar as finanças do seu negócio?

Existem diversos fatores que implicam na organização financeira de uma empresa, logo separamos algumas dicas especiais aos nossos leitores empreendedores e também para aqueles que pensam em empreender um dia. Vamos nessa?

1- Elabore um fluxo de caixa

Um fluxo de caixa é uma ferramenta básica para gestão e controle financeiro, com ele é possível mapear todas as finanças da empresa e entender como estamos no presente e ainda criar um cenário financeiro para o futuro.

Tenha todos os seus passos financeiros marcados, documente cada entrada e saída de capital. Com um fluxo de caixa bem estruturado, o empreendedor consegue ter uma melhor tomada de decisão em situações estratégicas.

2- Estude os prazos

É de extrema importância ter conhecimento de datas de recebimento e vencimento, dessa forma você controla a cobrança de possíveis juros. Entender os prazos para as despesas da empresa está completamente alinhado com o item anterior, o fluxo de caixa.

3- Separe a conta pessoal da empresarial

Esse pode ser um erro comum para pequenas empresas, mas esse é um dos tópicos mais importantes. Ao abrir um empreendimento você deve abrir uma conta exclusiva para a empresa e JAMAIS usar a sua conta pessoal para cargo do negócio.

Ao usar sua conta pessoal para a empresa os capitais vão se misturar, a ponto de perder a organização do que é seu de fato e o que é da empresa.

4- Estipule um orçamento anual

Para que não ocorra uma instabilidade com o seu negócio é necessário organizar um orçamento anual, para que o empreendedor entenda até que ponto ele pode investir em matérias, mão de obra e melhorias.

Com esse fator você cria um limite para os seus gastos e vai criando orçamento sólido para o seu negócio.

5- Reserva de emergência

Esse tópico aparece em quase todos os nossos artigos, mas ele é crucial para um empreendimento. Os imprevistos existem e devemos estar preparados, e para que isso ocorra toda empresa precisa ter uma reserva de emergência, que deve ser calculada de acordo com o patrimônio do negócio.

Você viu como em cinco tópicos é possível organizar as finanças do seu negócio?

É claro que não é uma receita de bolo, mas é preciso seguir para dar certo! Bora lá? A gente te ajuda!

Leia também: Confira dicas de finanças para autônomos

E fique de olho nos cursos gratuitos do Sebrae para empreendedores.

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *