5 dicas para proteger os seus investimentos

Como proteger seus investimentos

Recentemente veio à tona a notícia sobre a dívida bilionária das Americanas, mais de 40 bilhões, com isso os investidores viram seu dinheiro investido desvalorizar cerca de 90%. Pensando nisso, trouxemos este artigo com 5 dicas para proteger os seus investimentos.

É comum alguns acionistas, menos experientes, acreditarem que as melhores ações sempre estão em grandes empresas. Bem, o caso da Americanas nos provou que o fato não passa de uma falácia.

Pensando em te ajudar a proteger o seu rico dinheirinho, separamos 5 dicas imperdíveis para proteger os seus investimentos!

  1. Diversifique sua carteira de investimentos

Nunca coloque todo o dinheiro em uma única ação, o mundo dos investimentos muda constantemente. O que é rentável hoje, amanhã pode não ser mais.

Uma dica é dividir suas ações em renda fixa e variável, caso esteja começando a investir, a  dica é buscar investimentos com rentabilidade mais previsível como o Tesouro Direto e CDB, por exemplo.

Porém arriscar, um pouco, também pode ser interessante, aplique em alguns ativos de renda variável, que podem proporcionar uma maior margem de lucro, como fundos de multimercados ou fundos imobiliários.

2.  Invista em ativos de liquidez imediata

Os ativos de liquidez imediata são de extrema importância para imprevistos, uma vez que é possível resgatar o dinheiro com facilidade. É recomendável, inclusive, que a sua reserva de emergência esteja nessa modalidade de investimento.

Outro ponto é que caso surja uma boa oportunidade para utilizar o seu dinheiro, como por exemplo, comprar um apartamento, você terá fácil acesso à essa renda.

3. Alterne a moeda dos ativos

Seguindo na linha de diversificação, alterar o tipo de moeda dos investimentos também é uma forma de proteção, investir em moedas de outros países é uma boa alternativa.

Com isso, você protege o dinheiro da inflação, além de diminuir os riscos de uma economia local ou da troca de governos.

4. Procure por empresas com transparência

Infelizmente, não são todas as companhias que são transparentes com seus acionistas. Algumas empresas realizam diversos empréstimos e não conseguem reverter em bons lucros.

Quem perde com isso? Os investidores que veem suas ações desvalorizarem!

O Fundamentus é um site que disponibiliza informações financeiras das empresas com ações listadas na Bolsa, que pode ajudar você entender a saúde financeira das empresas que quer investir.

5. Reavalie sua carteira de investimentos

De tempos em tempos, é importante reavaliar os seus investimentos, dessa forma, fica claro o que segue fazendo sentido para suas metas de curto, médio e longo prazo e o que deve ser alterado.

Esse estudo pode ser feito em dois momentos, seja por uma dinâmica de tempo ou na variação do percentual dos ativos, já que os juros podem cair ou subir a depender do ritmo do mercado financeiro.

Fique de olho e siga sempre essas dicas para proteger os seus investimentos.

Conteúdos indicados

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @ana_marsiglia)

Autor: Andréa Tavares

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *