O que precisa saber sobre ação?

O que preciso saber sobre ações?

Ao pé da letra, ação é uma disposição para agir ou evidenciar uma força, mas e nos investimentos? Você sabe o significado, e principalmente, o poder de uma ação? O que precisa saber sobre ação antes de investir?

Dessa forma, esse artigo vai te ajudar com as principais informações sobre essa palavra tão pequena, mas que gera bastante impacto na economia.

O que é uma ação?

Para que uma empresa possa expandir o seu negócio, devem se criar ações, essas nada mais são que uma fração do valor dessas empresas. Ao comprar uma ação a pessoa se torna sócio dessa companhia.

O que é volatilidade?

Provavelmente existe uma empresa que você admire. Já pensou se tornar um dos acionistas dessa empresa? Porém, para muitos essa ideia pode ser distante ou até impossível, mas ela é possível e a depender da ação não é necessário muito investimento.

Porém, é importante ressaltar que ações possuem alta volatilidade, medida de dispersão do valor de um título, ou seja, é um investimento com variações de preço.

Dessa forma, você entendeu o que é uma ação, mas saiba que existem as diferenciações entre ordinárias e preferenciais.

Ações Ordinárias (ON)

Com esse tipo de “papel” o acionista possui mais ‘voz’, já que tem o direito ao voto. Ele pode participar de reuniões e trazer suas opiniões e argumentos para os direcionamentos da empresa. Porém, existem níveis, quantos mais ações se tem mais peso seus votos possuem.

Exemplos de ações ordinárias (3):  VALE3, RENT3, WEGE3

Ações Preferenciais (PN)

Ao adquirir uma ação preferencial o investidor possui uma maior participação nos lucros, porém esse tipo não dá direito ao voto. É indicada para aqueles que desejam recebimento de dividendos.

Exemplos de ações preferenciais (4): ITUB4, GGBR4, PETR4

Units

Conhecida como um conjunto de ações ordinárias e preferenciais. Algumas empresas criam as Untis como um pacote, geralmente quando uma possui mais liquidez sobre a outra.

Exemplos de ações units (11) : TIET11

Eu preciso ser rico para comprar ações?

A resposta é NÃO. Mas é necessário um planejamento.

Geralmente, o valor mínimo são lotes com 100 ações, o valor vai depender da cotação que está no momento da compra. Caso a ação esteja valendo R$15 o investimento inicial deve ser de R$1.500. Ok, não é um valor acessível para muitos brasileiros, mas com planejamento pode ser possível, aqui no blog já publicamos artigos sobre como otimizar sua renda, confira.

Como escolher uma ação?

O primeiro passo é entender o seu perfil de investidor se é conservador, moderado ou arrojado. Algumas ações têm maior volatilidade, enquanto outras possuem um índice de liquidez mais elevado, logo entender seu perfil é essencial.

Além disso, é preciso estudar para entender minimamente o mercado acionário. Na lei de oferta e demanda o preço de uma ação aumenta na medida em que existem mais compradores, dessa forma existem muitas oscilações que acontecem no curto prazo como um reflexo desse comportamento. Outros fatores também podem influenciar no preço como a economia, a política e os acontecimentos no Brasil e no mundo.

Não esqueça de questionar-se

Ainda assim, entenda os indicadores e se faça algumas perguntas:

  1. Qual é a situação do mercado consumidor?
  2. Qual é o seu potencial de crescimento?
  3. Como funciona a sua liquidez?
  4. Preciso saber sobre ação um pouco mais antes de investir?

Dessa forma, com questionamentos simples o investidor vai conseguir mapear qual é a melhor ação para aquele momento.

Por fim, ainda precisa saber sobre ação um pouco mais antes de investir? Acesse:

Gostou do artigo? Conta pra gente nos comentários

Leia também o artigo: Entenda o sobe e desce do dólar

Colaboração: Ana Marsiglia (@anamarsiglia)

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.