Como transformar sonhos em realidade?

Como transformar sonhos em metas?

O que é um sonho? Ao pé da letra, sonhar é um conjunto de imagens e pensamentos que se apresentam na mente durante o sono. Têm alguns sonhos que são tão bons que não queremos acordar e outros que acontecem acordado. Alguns são conquistas que parecem distantes e com planejamento podem ser conquistados. Mas será mesmo que tem como transformar sonhos em realidade?

Como o nosso próprio nome já diz, Multiplicando Sonhos, acredita em sonho, e principalmente, em transformá-lo em realidade. Afinal de contas, alguém em algum lugar já disse, se você pode sonhar, você pode realizar.

Entrando para a área financeira, de acordo com a pesquisa realizada pela 7Waves, plataforma de planejamento pessoal, cerca de 72,3% dos brasileiros procrastinam o quitamento de dívidas e 69,9% o ato de guardar dinheiro.   

Transformando sonhos em metas

Como já exemplificamos em diversos artigos, o primeiro passo deve ser entender os seus desejos, o que pode ser realizado a curto, médio e longo prazo? O que precisa ser feito agora ou o que pode esperar? São perguntas simples que vão guiar a transformação dos seus sonhos em objetivos.

Como traçar suas metas?

Em conversa com a psicóloga e parceira da Multiplicando Sonhos, Layla Thamm Jarruche, a profissional nos elucidou sobre a importância dos sonhos e as melhores formas de traçar suas metas. Confira!

MS: Qual é o melhor caminho para transformar sonhos em metas/objetivos?

Layla: Antes de responder é importante entender a diferença entre sonho e meta. Podemos sonhar em ficar milionários ou nos casar, mas sem juntar dinheiro e sem ter um relacionamento amoroso, por exemplo. Já a meta é o planejamento para transformar o sonho em realidade.

Dessa forma, o melhor caminho para transformar sonhos em metas é o planejamento financeiro. Primeiro precisamos precificar esse sonho. Se é fazer uma viagem, o primeiro passo é fazer o orçamento total com todos os custos envolvidos.

Em resumo, seria: o quê, para quê, quanto, quando, como e onde, parecem muitas perguntas, mas elas servem para organizar de fato e tornar o sonho possível.

MS: Pensando em realidades socioeconômicas distintas, existem diferentes maneiras para alinhar suas metas?

Layla: Quando pensamos em diferentes realidades socioeconômicas, os recursos para cada meta serão diferentes. Por exemplo, uma pessoa com mais dinheiro pode ter mais metas ao mesmo tempo, enquanto uma pessoa com menos recursos terá que escolher bem suas metas.

Então talvez a primeira meta seja a de organizar a vida financeira para não se endividar e ir atrás de renda extra para complementar a renda, caso a pessoa tenha a possibilidade de fazer isso. Depois dessa organização inicial é possível aplicar o esquema de transformar sonhos em metas. É preciso sempre olhar cada caso específico e ver o que é possível ser feito considerando a realidade de cada um.

É importante sonhar?

MS: Dentro da psicologia, qual é a importância dos sonhos?

Layla: Existe algo que nos move que são nossos desejos: sentimos falta de alguma coisa, então um desejo se produz e isso nos move para irmos atrás dele.Uma vez que realizamos um desejo, sentimos essa falta de novo e logo em seguida vem outro desejo.

Estamos sempre insatisfeitos. Em certo sentido isso é bom, pois nos coloca em movimento, em direção à vida e suas transformações! Como na famosa frase de Fernando Birri, “A utopia é como o horizonte, se eu caminho dez passos, ela se distancia dez passos. Então para que serve a utopia? Para isso, para que eu continue andando.”

Tem uma frase que nos inspira muito na Multiplicando Sonhos:

“Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”

Jorge Paulo Lemann

Assim sendo, simbora correr atrás dos nossos sonhos?

“Vou aqui andando caminhando pela vida
Quero te encontrar, sonhando sempre em cada esquina …”

Trecho da música Alô Paixão

Conteúdos indicados do blog da Multiplicando Sonhos

A essência da educação financeira

Entenda como negociar suas dívidas

Como reduzir despesas e otimizar sua renda

Colaboração: Ana Marsiglia (Instagram @anamarsiglia)

Fonte: arquivo pessoal

Andréa Tavares é diretora de Comunicação e Marketing e membro do Conselho Científico da Multiplicando Sonhos. É entusiasta da Psicologia Econômica e acredita na transformação por meio da Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.